Tão importante quanto a escolha da proteína é o método de corte em carnes nobres. À medida que o brasileiro consome mais carnes, esse assunto é muito discutido ao redor da mesa.
As pessoas querem comida barata no dia a dia. Além disso, elas também desejam ter uma refeição mais sofisticada. Isso pode acontecer no churrasco do fim de semana ou em um jantar especial.
Isso faz com que as pessoas procurem por cortes nobres, particularmente comuns na culinária brasileira. Estas peças realçam o sabor, cor, textura e suculência da carne.
O seu açougue pode conquistar os consumidores se souber manipular a carne habilmente, o que exige a aplicação de máquinas e equipamentos adequados.
Saiba mais sobre o tema e como transformar o seu açougue em um lugar conhecido pela excelência e diversidade de cortes. Confira o artigo.
Carnes nobres e o hábito de consumo dos brasileiros
O brasileiro é campeão no consumo de bifes, carne moída e hambúrgueres. Porém, o público nacional também demonstra interesse em pratos mais sofisticados da gastronomia.
O consumo de carnes nobres nas casas brasileiras vem crescendo significativamente, refletindo uma mudança nos hábitos alimentares.
A inflação doméstica vem caindo nos últimos meses e o ganho real do salário mínimo está aumentando. Os consumidores olham para as carnes nobres com interesse e muito apetite, demonstrando vontade de apreciar cortes diferenciados.
As famílias buscam experiências gastronômicas para escapar da rotina, apreciando os cortes premium. A picanha e o filé mignon são exemplos, preparados de diversas formas, como churrascos, assados ou grelhados.
A crescente demanda por carnes nobres nas casas brasileiras representa uma oportunidade e tanto para quem está empreendendo e investindo no setor.
Investir em máquinas para realizar tais cortes é uma estratégia inteligente e com ótimo custo-benefício e potencial de retorno.
Uma serra fita de qualidade, por exemplo, garante cortes precisos, que preservam a qualidade e a suculência das carnes. Além disso, podem proporcionar uma economia de tempo e esforço para os açougueiros.
Ao oferecer carnes nobres, os açougues atraem um público ávido por experiências gastronômicas e se destacam no mercado.
O que é considerado carne nobre?
As carnes nobres proporcionam uma degustação única para as pessoas, em uma jornada sensorial completa, incluindo olfato, visão e paladar.
Elas são chamadas assim devido à sua procedência. A origem do animal, sua alimentação, criação e a maneira como a proteína bovina foi manipulada no açougue são levados em conta.
Máquinas de corte podem tornar uma carne nobre
Certos cortes são considerados carnes nobres devido às suas características e manipulação cuidadosa. Aqui estão alguns tipos de cortes:
- T-Bone: Este corte combina o contrafilé e o filé mignon. Separados por um osso em forma de T. É apreciado por sua suculência e sabor equilibrado. O corte é ainda melhor apreciado quando preparado na grelha;
- Bife Ancho: Conhecido como ribeye, o corte apresenta uma carne macia e suculenta com uma faixa de gordura. O ancho é popular na Argentina, mas os brasileiros estão descobrindo esse sabor, que nada mais é do que o filé da costela;
- Short Rib: Esse corte é feito na costela dianteira, com a parte central do acém. A peça possui marmoreio de gordura e suculência, com sabor elevado quando é feita grelhada. Sua proximidade com o osso garante a textura macia;
- Picanha: Um dos cortes favoritos no Brasil e que não pode faltar no churrasco. Essa peça de alcatra traz uma camada generosa de gordura na parte superior. Torna-se macia e suculenta quando preparada corretamente;
- Bife de Chorizo: Um corte retirado na parte traseira do contrafilé, com muita textura e sabor. Não possui o marmoreio de gordura no miolo, mas existe uma camada de gordura que ajuda a realçar o sabor.
Uma serra fita é ideal para executar cortes nobres, permitindo que o osso não seja danificado, como no T-Bone. Nem que a gordura seja perdida, como na picanha, maximizando o aproveitamento do alimento e mantendo a delicadeza do marmoreio.
Carnes nobres: o método do corte importa
Garantir a qualidade de uma carne nobre no açougue requer atenção aos detalhes. O uso de máquinas, como serras fita, que proporcionam cortes precisos, é fundamental para a produtividade e qualidade das peças.
Além disso, a higiene e armazenamento são outros pontos de atenção. A presença de esterilizadores de facas, pias e mesas específicas para a manipulação da carne e lava botas é indispensável.
Açougueiros capacitados e com acesso a máquinas e equipamentos confiáveis garantem a segurança e a assertividade no dia a dia. Esse também é um critério obrigatório para preservar a nobreza da carne.
A Inox-Design tem isso e muito mais. Com entregas em todo o Brasil e assistência técnica, podemos elevar o nível de excelência no seu açougue.
Fale com a gente e ofereça cortes de qualidade para os consumidores.