A indústria da carne encontra-se em um ponto de inflexão crítico. Como empreendedor do ramo, você deve estar se perguntando o porquê.
E nós vamos explicar. Após anos de muitos desafios, marcados pela inflação, demanda imprevisível, consumo reduzido e juros altos, 2024 promete trazer alívio.
Seja para empreendedores, seja para consumidores, o ano que está se iniciando já promete com inúmeras chances de crescimento sem precedentes.
Queremos explorar estas oportunidades no texto de hoje, como também apontar onde estão os desafios.
Vamos abordar as tendências emergentes, as inovações tecnológicas, as mudanças nas dinâmicas de mercado em evidência e muito mais.
Essas informações vão contribuir para que você tome as melhores decisões em 2024 e impulsione resultados.
Cenário econômico da indústria da carne em 2024
O cenário econômico da indústria da carne em 2024 irá trazer perspectivas promissoras.
Isso porque importantes parceiros comerciais do Brasil, como os Estados Unidos e a China, sentirão o alívio da pressão da inflação.
Aliás, a estabilização dos preços nos mercados globais é uma tendência defendida por vários bancos centrais. A tese é defendida pelo Bacen (Brasil), Fed (Estados Unidos) e BCE (União Europeia).
A diminuição da inflação nestes mercados é uma notícia positiva para os empreendedores do setor de carnes.
A estabilização ou redução dos preços significa o aumento no poder de compra dos consumidores.
Preços estáveis também favorecem a decisão dos bancos centrais em parar de aumentar a taxa de juros nos mercados.
Mas o que isso quer dizer para o empreendedor no açougue? Vamos explicar.
Indústria da carne: juros mais baixos no Brasil, EUA e China
As maiores economias do mundo já estão vendo cortes de juros no horizonte, um cenário que já é realidade no Brasil. Além do mercado doméstico, podemos esperar juros menores nos Estados Unidos e China ainda em 2024.
Tudo isso culmina na demanda mais robusta por produtos cárneos, beneficiando os produtores locais.
Essa é uma notícia positiva, especialmente em países como o Brasil, que é um dos maiores exportadores de carne do mundo.
Ambiente mais estável facilita acesso ao crédito
Um ambiente econômico mais estável e previsível também facilita o acesso a crédito para os empreendedores do setor.
Em adição, a estabilidade comercial favorece o investimento em novas tecnologias e expansão de operações.
Essa somatória de eventos permite que os empresários do setor planejem suas operações e decisões de investimento com maior confiança e eficiência.
Além disso, o preço dos grãos para alimentar os animais pode cair de forma acentuada no próximo ano. Isso reduz os custos de produção.
Com despesas operacionais menores, os lucros dos produtores aumentam. Portanto, 2024 será um ano bom para a indústria da carne, com mais vendas e lucros.
São muitas notícias boas, não acha? Após anos de muita retração e estagnação no crescimento, é hora de navegar nessa onda de otimismo.
Saiba mais:
Alta no consumo de carne é oportunidade para você começar o seu negócio
Indústria da carne: as preocupações ambientais
Já que o assunto é expansão da indústria de carne em 2024, não podemos deixar de falar sobre o meio ambiente.
As preocupações crescentes com as mudanças climáticas associadas à produção de carne estão impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento na área.
A redução do desperdício de alimentos e o bem-estar animal estão no centro desse debate. Pode acreditar que os consumidores estão acompanhando a forma como as marcas atuam e se posicionam no mercado.
Além disso, a segurança alimentar e o consumo consciente tornaram-se aspectos cruciais no comportamento de consumidores da Geração Z.
Nesse sentido, a utilização de máquinas e equipamentos adequados em açougues é fundamental.
Serras fita de alta performance, por exemplo, garantem cortes precisos e eficientes, reduzindo o desperdício do alimento.
Ensacadeiras de linguiça, moedores e misturadores, por sua vez, asseguram que a carne seja processada em condições higiênicas, minimizando o risco de contaminação.
Essas máquinas protegem o consumidor, além de contribuir para uma indústria de carne mais consciente.
Indústria da carne: regulações para acompanhar em 2024
A União Europeia está em discussão sobre uma nova regulação que proíbe a importação de produtos ligados ao desmatamento.
Essa medida terá um impacto significativo na indústria de carne nacional. Ela exige que os exportadores demonstrem comprometimento com o meio ambiente.
Isso significa que os participantes da indústria de carne no Brasil precisam provar que seus produtos não contribuem para o desmatamento.
Desse modo, empreendedores devem priorizar práticas sustentáveis para se adaptar à regulamentação da União Europeia.
No açougue, isso inclui usar máquinas e equipamentos adequados, que garantam eficiência e reduzam desperdícios.
Isso ajuda a demonstrar compromisso com o debate sustentável e conformidade com as novas exigências regulatórias.
Empresas brasileiras do setor têm até o final de 2024 para se adequar às normas do mercado europeu, que já estão em vigor.
Continue lendo:
Dono do açougue? Saiba a importância da assistência técnica
Indústria da carne no Brasil: crescimento e oportunidades
Os empreendedores do setor de carnes terão motivos para otimismo em 2024, tal como vimos até aqui.
As exportações de carne continuarão favoráveis, impulsionadas pela forte demanda global.
A China, nosso principal parceiro comercial em produtos derivados da carne, vai voltar a olhar para o mercado brasileiro. Isso porque ganhamos atenção global em termos de produtividade e qualidade.
Internamente, a demanda por carnes nos mercados continuará crescendo. Isso significa que os consumidores estarão mais propensos a comprar itens de frigoríficos.
Enquanto isso, esperamos uma redução na oferta de animais. Essa queda elevará os preços das carnes nos pontos de venda, em um cenário positivo para produtores e comerciantes.
Portanto, 2024 apresenta um cenário positivo para os empreendedores do setor de carnes, com oportunidades de crescimento e lucratividade. No comércio interno e nas exportações, a indústria de carnes brasileira já apresenta alto potencial.
A hora de aproveitar o bom momento é agora. Invista em máquinas profissionais para o seu açougue e aumente a sua produtividade.
Você terá oportunidades de sobra para alavancar vendas no próximo ano.