(55) 3541-0745 | (55) 9 9147-8631 | (55) 3541-0889 Assistência

Equipamentos em inox: dicas de como higienizar corretamente

jan 16, 2024 | Dicas Inox-Design

Manter os equipamentos em inox limpos e higienizados é indispensável para garantir a segurança alimentar em ambientes que comercializam alimentos. 

Por essa razão, o aço inoxidável é amplamente utilizado em mercados, açougues, frigoríficos, padarias e charcutarias. Isso acontece devido à sua durabilidade, resistência à corrosão e facilidade de limpeza.

Preparamos este artigo com dicas de higienização destas superfícies para destravar ainda mais o potencial de equipamentos em inox.

Com simples práticas, estes utensílios e ferramentas podem durar mais e ter um excelente desempenho. 

Equipamentos em inox: a melhor escolha para o seu açougue

A limpeza minuciosa visa evitar contaminações e garantir a segurança dos produtos oferecidos em açougues, mercados, frigoríficos, entre outros.

Após o uso, equipamentos em inox precisam ser higienizados adequadamente. Isso deve ser feito para evitar o risco de proliferação de bactérias e desperdício de produtos devido à negligência.

Em adição, o cuidado com os equipamentos em inox aumenta a durabilidade destes instrumentos. Isso reduz custos de manutenção e garante um ambiente de trabalho seguro.

Além disso, a estética brilhante do inox e a sua capacidade de ser polido para um acabamento espelhado oferecem uma apresentação profissional. 

O apelo visual é especialmente relevante em açougues que buscam a confiança e a fidelidade dos clientes.

Lembre-se que brilho é sinônimo de limpeza. É esse valor que você quer transmitir no açougue, causando uma excelente impressão no seu público e potenciais novos clientes.

Continue lendo:
Açougue: como garantir a qualidade em carnes nobres

Equipamentos em inox: dicas de limpeza para o açougue

A bactéria e a corrosão são inimigos invisíveis e eles precisam de precisão para serem completamente eliminados. 

Sabemos quais são as melhores práticas para limpar o seu açougue e vamos compartilhá-las com vocês.

Remova resíduos, serragem e fluidos 

Antes da limpeza, remova todos os resíduos sólidos das máquinas. Isso pode incluir restos de carne, gordura, sangue ou outros detritos. Use utensílios de cozinha adequados para garantir uma remoção completa.

Lembre-se que nossas máquinas, como o misturador de carne, são basculantes. Tal formato facilita a remoção destes resíduos e promove uma limpeza completa e rápida.

Use produtos de limpeza neutros 

Opte por detergentes neutros ou específicos para aço inoxidável. Evite produtos abrasivos ou que contenham cloro, pois podem danificar a superfície.

Além disso, o uso de substâncias químicas são prejudiciais quando entram em contato com o alimento. 

Priorize o bem-estar da sua equipe interna e dos seus consumidores.

Vinagre branco e bicarbonato de sódio podem remover manchas e eliminar odores

Sabemos que os equipamentos de açougue são delicados e podem manchar com o tempo, além de acumular odores.

O vinagre branco e o bicarbonato de sódio têm uso culinário e são aliados na hora da limpeza do açougue. Estas soluções eliminam depósitos minerais e manchas.

Use tais produtos com frequência para garantir a manutenção dos ativos do açougue.

Use panos ou esponjas macias para limpar equipamentos em inox 

Materiais ásperos causam arranhões na superfície do inox. Então, nunca use esponjas de aço, pois elas comprometem a aparência lisa e brilhante da superfície.

Os panos também devem ser macios e não podem soltar fiapos. Afinal, isso pode acabar em contato com o alimento. Use flanelas de microfibra ou até mesmo papel toalha.

Isso é válido para qualquer tipo de equipamento em inox, incluindo pias, talheres, mesas e máquinas para o açougue.

Use e abuse da água quente

A água quente ajuda a soltar e remover resíduos de maneira mais eficaz. Use água aquecida durante a limpeza e não esqueça de luvas para não queimar as mãos.

Enxágue as superfícies após a limpeza para remover qualquer resíduo de detergente. A água quente é o seu maior aliado na limpeza completa do açougue.

Preste atenção na secagem

Após a limpeza, seque os equipamentos completamente. Isso evita manchas e ajuda a prevenir a formação de corrosão.

A umidade já é uma questão complexa em açougues. Então, use a secagem como uma estratégia para prolongar a vida útil de máquinas e utensílios.

Adote uma rotina de polimento ocasional

Se desejar, você pode realizar um polimento esporádico para manter o brilho do aço inoxidável. Quanto mais ativo o açougue for, maior deve ser a frequência de polimento. 

Lembre-se que o brilho transmite a impressão de limpeza e é isso que os consumidores esperam encontrar no seu açougue.

Não esqueça de usar produtos específicos e neutros para polimento de inox.

Tenha atenção aos detalhes e lugares de difícil acesso 

Olhe atentamente para juntas, dobradiças e cantos. Essas áreas podem acumular resíduos e precisam de atenção extra.

Além disso, tenha o hábito de verificar se a limpeza está em dia antes mesmo de ligar a máquina.

Ao seguir essas dicas, você mantém seus equipamentos em inox em condições ideais. 

Assim, seu açougue contribui para a segurança alimentar, garantindo um ambiente higiênico.

Leia mais:
Guia de normas da Vigilância Sanitária para venda de carnes

Inox 304: por que é mais fácil higienizar

O aço inoxidável 304 é uma escolha vantajosa para a indústria alimentícia. Especialmente em açougues, mercados e frigoríficos, as condições de higiene e durabilidade são cruciais. 

O Inox 304 traz cromo, carbono e níquel em sua composição. Isso torna uma máquina fabricada com essa liga metálica extremamente durável e resistente à corrosão.

Outro ponto que precisa ser mencionado é que o Inox 304 possui uma superfície não porosa. Tal característica impede a absorção de resíduos e facilita a limpeza. 

Se o seu açougue ainda usa mesas e utensílios de madeiras, cuidado. É hora de trocá-los pelo inox. A troca será mais segura e higiênica para o seu negócio. 

Além disso, o Inox 304 é conhecido por sua superfície lisa e facilidade de limpeza. Sendo assim, há conformidade com as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O Inox 304 é a escolha ideal para açougues que priorizam qualidade, segurança e eficiência em seus processos.

A Inox-Design fabrica suas máquinas e equipamentos com este material. Temos o cuidado de montar máquinas que sejam simples de limpar, pois sabemos que qualquer açougue precisa realizar a sanitização com agilidade.

Fale com a nossa equipe e aproveite as vantagens do Inox 304.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Embalagem a vácuo ou ATM: qual é a melhor opção para o açougue?

Descubra as diferenças entre embalagem a vácuo e ATM e saiba qual opção é ideal para conservar a qualidade das carnes no seu açougue.

Misturador Helicoidal: a solução para misturas de pós e grãos

Descubra as vantagens do misturador helicoidal para homogeneizar pós e grãos, garantindo qualidade, eficiência e precisão no processamento.

Seu frigorífico está preparado para as mudanças da NR 36?

Você sabia? A NR 36 mudou e as novas exigências impactam os frigoríficos. Fique informado sobre o que é necessário para garantir a segurança no setor.

Qual é o preço da carne ideal? Não erre na precificação!

Evite erros comuns ao definir o preço da carne e lucre todo mês! Além disso, saiba como as soluções da Inox-Design podem tornar seus preços mais atrativos.

Como evitar a ferrugem em açougue?

A presença da ferrugem em açougues é uma preocupação constante. Afinal, a oxidação não apenas prejudica a aparência e a durabilidade das ferramentas de trabalho, mas também pode ser um sinal de problemas maiores. É claro que estamos falando de questões relacionadas à...

Óleo de fritura: dicas e cuidados na preparação de torresmo

Fritar torresmo não é tão simples quanto parece. Afinal, o uso inadequado do óleo de fritura pode comprometer a qualidade do produto final e a segurança dos envolvidos no preparo. Além disso, o óleo, quando armazenado e reutilizado de forma inadequada ou em...

5 motivos para ter no seu açougue o Moedor B22 Inox-Design

O moedor B22 da Inox-Design é a solução ideal para quem deseja otimizar o trabalho em açougues, frigoríficos e casas de carne, garantindo um produto final de alta qualidade.  Com um design robusto e pensado para atender às exigências do mercado, esta máquina...

Cinco diferenciais do Cortador Elétrico de Carne da Inox-Design

Descubra os cinco diferenciais do cortador elétrico de carne da Inox-Design que tornam sua produção mais eficiente e segura e em conformidade com a NR 12.

Se o boi é de primeira, por que a carne é de segunda?

Entenda por que mesmo animais de primeira podem resultar em carne de segunda e como garantir a qualidade com cuidados em todas as etapas de produção.

Regras de rotulagem nutricional para o mercado brasileiro

Saiba mais sobre as normas de rotulagem nutricional e conheça informações essenciais para açougues e mercados que prezam pela conformidade.