Garantir a segurança alimentar é uma responsabilidade primária em qualquer estabelecimento, especialmente em ambientes como açougues.
Afinal, a manipulação de carne é uma prática cotidiana nestes lugares. Então, a higiene adequada é capaz de proteger a saúde dos consumidores, ao mesmo tempo em que fortalece a reputação e a viabilidade do negócio.
Neste contexto, implementar práticas eficazes de higiene é prioridade para qualquer açougueiro ou dono de açougue.
Preparamos este conteúdo pensando em vocês, trazendo dicas para promover a higiene nesse ambiente.
Ao seguir essas orientações, os proprietários e colaboradores poderão garantir um ambiente seguro e confiável para clientes, cumprindo as regulamentações sanitárias vigentes.
1. Não use superfícies porosas no açougue
A melhor maneira de eliminar a presença de microorganismos que podem contaminar o alimento é evitar o uso de superfícies porosas no açougue, como a madeira e alguns tipos de plástico.
Tais superfícies podem absorver líquidos e abrigar bactérias, tornando-se difíceis de limpar e desinfetar adequadamente.
Opte por materiais não porosos, como mesas e pias de inox. Estas superfícies oferecem menos espaço para o crescimento de microrganismos prejudiciais.
Você terá menos trabalho para higienizar e será mais assertivo durante a limpeza do açougue, garantindo a integridade dos alimentos manipulados no local.
2. Limpe o refrigerador regularmente
Muito cuidado com as carnes que ficam armazenadas no refrigerador por muito tempo. Limpar o refrigerador com frequência também garante que os produtos circulem e não permaneçam estocados.
Higienize todas as prateleiras, gavetas e compartimentos com água morna e sabão neutro. Além disso, certifique-se de secar completamente as superfícies antes de armazenar novos alimentos.
Essa prática reduz o risco de proliferação de bactérias e mantém os alimentos frescos e seguros para consumo.
Essa limpeza regular é ideal ainda para promover a eficiência energética do refrigerador. O excesso de gelo faz com que a sua conta de luz fique mais cara.
Saiba mais
Dicas de como economizar energia no açougue
3. Higienize utensílios todos os dias para evitar a contaminação cruzada
Higienizar utensílios diariamente é fundamental para prevenir a contaminação cruzada em um açougue.
Lâminas, superfícies de corte, facas, ganchos e outros utensílios devem ser lavados com água quente e sabão neutro após cada uso.
Em seguida, é essencial desinfetá-los adequadamente para eliminar quaisquer resíduos de alimentos e microrganismos nocivos.
O esterilizador de facas elétrico da Inox-Design pode ajudá-lo com esta tarefa de primordial importância para o açougue.
4. Use máquinas profissionais para açougue em inox
Utilizar máquinas profissionais para açougue feitas de aço inoxidável não apenas promove a higiene, mas também previne a contaminação por corrosão.
O aço inoxidável é resistente e durável, garantindo que não haja transferência de substâncias nocivas para os alimentos durante o processamento.
Lembrando que a corrosão pode até mesmo alterar o sabor da carne, afetando diretamente a reputação do seu negócio. É um risco que açougueiro nenhum pode correr.
5. Conscientize o time de açougueiros
Conscientizar o time de açougueiros sobre a importância da higiene é uma iniciativa necessária para garantir a segurança alimentar no açougue.
Isso pode ser feito por meio de treinamentos regulares que abordem boas práticas de higiene, como lavagem adequada das mãos, limpeza de utensílios e manipulação segura dos alimentos.
Além disso, o dono do açougue pode mostrar os riscos associados à falta de higiene, como contaminação bacteriana e consequentes doenças transmitidas pela falta de cuidado.
Disponibilizar ferramentas para que a equipe tenha sempre a higiene em dia também é essencial.
Abaixo, vamos apresentar nossas soluções ideais para colocar isso em prática.
6. Use substâncias neutras para limpar o açougue e evite panos de tecido
Para manter a higiene no açougue, utilize substâncias neutras para a limpeza, evitando produtos químicos agressivos que possam contaminar os alimentos.
Além disso, o uso de panos de tecido deve ser evitado, pois podem acumular bactérias, aumentando o risco de contaminação cruzada.
Opte por materiais descartáveis e utilize produtos de limpeza recomendados para o uso em cozinhas.
7. Conte com lavadores de mãos no açougue
Contar com lavadores de mãos no açougue é uma estratégia para prevenir a contaminação dos alimentos.
As mãos, assim como as unhas, podem carregar uma variedade de microrganismos nocivos, incluindo bactérias, vírus e parasitas, que podem ser transferidos para os alimentos durante o manuseio.
Ao utilizar lavadores de mãos no açougue, os colaboradores reduzem o risco de contaminação dos alimentos.
Continue lendo
Guia de normas da vigilância sanitária para a venda de carnes
8. Use também lavadores de botas
Assim como as mãos, os calçados de quem circula do açougue também devem ser higienizados com regularidade.
Desse modo, o uso de lavadores de botas é igualmente recomendado. Calçados transportam sujeira, detritos e até mesmo patógenos para o ambiente de trabalho, aumentando o risco de contaminação dos alimentos.
Com o acesso aos lavadores de botas, todos garantem que seus calçados estejam limpos antes de entrar na área de produção.
Pensando nesta necessidade dos colaboradores em açougues, a Inox-Design criou um lavador de botas ideal para promover a limpeza do estabelecimento.
Temos vários modelos, com carretel unitário, duplo, ou triplo. Você pode escolher aquele que melhor atende o tamanho da sua equipe.
Solicite um orçamento dos nossos lavadores e tenha um açougue sempre limpo.