O aço inox pode agregar muito valor em operações de lojas de carnes, influenciando diretamente nos resultados financeiros do negócio.
Além de ser sinônimo de durabilidade e resistência, o aço inox contribui para a higiene e a segurança alimentar, aspectos que os açougues devem priorizar para ganhar a confiança dos consumidores.
Porém, muitos negócios ainda caem na armadilha de investir em máquinas fabricadas em aço de baixa qualidade, uma decisão que não aparece apenas na corrosão da máquina, mas também nas margens de lucro.
Nesse sentido, queremos explicar porque a Inox-Design fabrica máquinas apenas em inox 304 e como a resistência do material pode elevar a rentabilidade em açougues.
Equipamentos menos resistentes podem fazer as margens de lucro diminuir?
Com certeza. Equipamentos pouco resistentes, fabricados com inox de qualidade inferior, geralmente da série 200, podem impactar negativamente as margens de lucro de diversas maneiras.
Abaixo, conheça alguns exemplos.
Manutenção frequente
Equipamentos fabricados em aço 200 são bem menos resistentes, são vulneráveis à oxidação e exigem reparos constantes, aumentando os custos de manutenção.
Este ponto deixa claro como materiais de baixa qualidade impactam a lucratividade do negócio mês a mês.
Substituição precoce
A necessidade de substituir esses equipamentos com mais frequência leva a gastos adicionais.
Pode, muitas vezes, levar à inviabilidade do negócio no longo prazo, além da perda de valor de mercado, por conta da depreciação de ativos.
Interrupções operacionais e inatividade
Paradas para reparos reduzem a produtividade e resultam em perdas em termos de vendas.
A inatividade é o maior inimigo para quem gerencia as operações de açougues, frigoríficos e semelhantes, uma vez que a carne é um produto perecível.
Ineficiência operacional
Equipamentos de baixa qualidade são menos eficientes, aumentando o tempo de processamento. A equipe de açougueiros sente isso na pele, o que pode gerar descontentamento.
Por isso, além da baixa produtividade, os gestores enfrentam custos com a rotatividade de profissionais.
Acidentes de trabalho
O inox da série 200 é de baixa resistência. Sendo assim, lâminas, motores e outras partes de equipamentos menos resistentes se tornam mais propensos a falhas, criando situações de risco.
Afinal, peças frágeis podem quebrar ou falhar durante o uso, o que é extremamente perigoso e contra as normas do Ministério do Trabalho. Além da reputação destruída, o açougue fica exposto a custos com seguros e indenizações.
Distribuição de produtos com qualidade inferior
Outro critério que exemplifica a queda na margem de lucro é um produto de qualidade inferior:
- Cortes imprecisos, resultando em produtos menos atraentes para o consumidor;
- Contaminação cruzada, comprometendo a segurança alimentar.
- Perda de sabor e textura, já que máquinas inadequadas podem danificar a carne;
- Reclamações e perda de confiança dos clientes, culminando em vendas encolhidas;
A produção de cortes de qualidade está associada a máquinas de alta performance. O cliente será o primeiro a perceber quando o açougue não estiver usando inox 304.
Desperdício de material
O aço inox da série 200 gera mais resíduos e desperdícios, aumentando os custos operacionais e reduzindo as margens de lucro.
As máquinas fabricadas com inox 304 podem eliminar esses riscos de forma definitiva, garantindo operações mais seguras e lucrativas.
Inox 200 x Inox 304: qual tem o potencial de aumentar o lucro?
O inox 304 é o material ideal para aumentar as margens de lucro do açougue. Abaixo, saiba como o material resistente e durável pode elevar a rentabilidade do negócio.
Precisão no corte
Lâminas em inox 304 garantem cortes uniformes, minimizando desperdícios durante a manipulação. Podem, inclusive, executar cortes em ossos, permitindo que o açougue ofereça produtos mais sofisticados.
Para maximizar o aproveitamento da carcaça do animal, é a solução ideal.
Redução de resíduos
O inox 304 permite uma operação mais limpa, reduzindo a quantidade de serragem e outros resíduos.
Aumento de produtividade
Máquinas fabricadas em inox 304 são mais robustas e eficientes. Podem aumentar a produtividade, permitindo que mais carne seja processada em menos tempo.
Em frigoríficos, onde a produção ocorre em massa, é uma solução definitiva para melhorar o fluxo de trabalho.
Manutenção de baixa frequência e complexidade
A durabilidade do inox 304 reduz a frequência e os custos de manutenção, mantendo os equipamentos em operação contínua. Mesmo com o uso intensivo, o material terá uma vida útil prolongada.
Segurança e higiene
Superfícies de inox 304 são fáceis de esterilizar, garantindo um ambiente de trabalho seguro e higiênico, em conformidade com a legislação.
Lembrando que o aço inox 304 é a melhor opção para indústrias que requerem materiais não reativos e seguros para contato com alimentos.
Resistência à corrosão
O aço inox 304 é altamente resistente, o que é ideal para ambientes que estão expostos à umidade, produtos corrosivos e agentes que causam a oxidação, como o sal e temperos.
Estética profissional
Para açougues, causar uma boa impressão é essencial para conquistar a confiança dos clientes.
Por isso, o aço inox 304 é recomendado para estes ambientes, pois possui um acabamento brilhante ou escovado, transmitindo a sensação de limpeza e profissionalismo a todo momento.
Serras fita em inox 304: a solução para aumentar as margens de lucro
As serras fita da Inox-Design, fabricadas em inox 304, são um investimento inteligente para açougues que buscam aumentar as margens de lucro.
Isso porque nosso produto se destaca no mercado por ser totalmente fabricado em inox 304 e por ter chapas de alta espessura:
- A estrutura é feita em tubo 80×80 com parede de 3 mm;
- A mesa da serra fita apresenta uma espessura de 1,5 mm;
- O suporte da mesa apresenta 3 mm;
- A cabeceira do volante superior apresenta 4 mm;
- O suporte interno do volante apresenta 6 mm;
- As portas são de 1,2 mm.
Esse equipamento é um investimento com alto potencial de retorno e valor agregado devido à sua qualidade e durabilidade superior, garantindo eficiência e longa vida útil na produção.
Clique no banner abaixo e invista em uma serra fita resistente e durável.