Como gestor, você acompanha o ticket médio por cliente? Otimizar este indicador pode contribuir para o sucesso de qualquer estabelecimento varejista, incluindo açougues e lojas de carnes.
A métrica pode ainda servir como base para estratégias de aumento de vendas, pois permite entender o comportamento do consumidor.
Mas como acompanhar o ticket médio e, o mais importante, otimizar a métrica? Preparamos algumas estratégias que podem ser aplicadas no varejo de carnes, ajudando o seu negócio a faturar mais.
Afinal, o que é ticket médio?
O ticket médio é um indicador de desempenho que representa o valor médio gasto em cada compra.
A métrica é calculada pela divisão do total das vendas pelo número de transações em um determinado período, que pode ser por dia, semana, mês, semestre, ano ou personalizado.
No contexto dos açougues, o ticket médio é um indicador pouco conhecido, mas não deveria ser assim.
Afinal, o índice permite aos proprietários identificar oportunidades para aumentar as vendas, melhorar a oferta de produtos e otimizar a experiência do cliente, visto que a necessidade de atualizar o cardápio é constante em lojas de carnes.
Por que é importante aumentar o ticket médio no açougue?
O acompanhamento e a otimização do ticket médio são tarefas que devem estar no radar de qualquer gestor por conta de várias razões. Conheça algumas delas abaixo:
- Aumento da receita sem necessariamente aumentar o número de clientes;
- Promoção da eficiência operacional e redução de custos com divulgação;
- Indicativo de maior percepção de valor pelos clientes;
- Aumento na taxa de fidelidade e de satisfação do público;
- Diferenciação do açougue com a concorrência por conta de produtos premium;
- Abertura de espaço para a oferta de serviços personalizados;
- Facilitação da introdução de novos produtos de maior valor agregado.
Estes motivos provam que adotar estratégias para otimizar o ticket médio é uma recomendação para que as lojas de carne possam sobreviver em um mercado competitivo.
Afinal, o setor alimentício é muito volátil, exposto à sazonalidade e sensível ao preço do dólar e commodities.
Otimizar o ticket médio: estratégias para colocar em prática hoje mesmo
Para facilitar sua vida, temos algumas dicas para otimizar o ticket médio e que ajudarão o seu negócio prosperar diante da concorrência.
1. Crie combos promocionais no seu açougue
Monte combos com diferentes tipos de carne, mas com uso relacionado. Uma ideia é criar uma combinação pronta para churrascos, com picanha, linguiça, miúdos e frango, para oferecer o conjunto a um preço promocional.
Um conjunto para o preparo de feijoada, aproveitando cortes suínos, é outro exemplo. Isso incentiva o cliente a comprar mais itens de uma vez.
2. Ofereça descontos especiais em compras por volume
Os descontos progressivos para compras em maior quantidade são ideais para incentivar os clientes a comprarem mais em uma única visita, aumentando, assim, o ticket médio.
Os açougues gourmet, que tem um custo médio maior para cada compra, podem se beneficiar com esta estratégia que torna os itens mais acessíveis.
3. Ofereça cortes premium e gourmet
Ter um cardápio variado é a porta de entrada para o aumento do ticket médio. Então, adicione cortes premium ao seu portfólio. Clientes dispostos a pagar mais por qualidade superior irão elevar seu ticket médio.
Uma serra fita de alto desempenho é tudo o que seu açougue precisa para colocar isso em prática. Lembre-se, o investimento nesta máquina profissional tem um alto potencial de retorno.
4. Faça recomendações de produtos relacionados
Se um cliente comprar bifes, carne moída ou qualquer outro produto, recomende temperos especiais ou molhos que complementam o corte.
As recomendações do açougueiro, visto pelo público como especialista na sua área, não só aumentam o ticket médio, mas também melhoram a experiência do cliente, que se sente bem-vindo à loja.
Recomendações funcionam como um cartão de “volte sempre e será bem recebido”.
5. Organize degustações dos seus produtos
Realize degustações de novos cortes ou produtos gourmet para atrair mais interesse e estimular compras por impulso.
Nada melhor do que provar a qualidade e sabor dos produtos únicos ao vivo e em cores. É a melhor divulgação que seu açougue pode ter. A estratégia pode exigir custos para colocar em prática inicialmente, mas o retorno é exponencial.
6. Use as redes sociais para divulgar receitas
Publicar uma receita e convidar o público para comprar o corte necessário pode inspirar clientes a visitar o açougue.
As redes sociais estimulam o sentimento de vontade e o senso de urgência nos consumidores, gatilhos que funcionam para acionar compras diretas do produto em divulgação.
7. Aproveite a sazonalidade e datas comemorativas
Crie ofertas especiais para comemorações populares. O Natal, por exemplo, pode servir como oportunidade para divulgar cortes de pernil, lombinho e acompanhamentos para churrasco.
Com um misturador de carnes, o seu açougue também pode oferecer recheios saborosos e exclusivos em épocas festivas, como o Natal e a Páscoa.
Aproveitar essas ocasiões tem o potencial de aumentar consideravelmente o ticket médio em meses estratégicos.
8. Incentive o retorno dos clientes com programas de fidelidade
Implemente um programa de fidelidade em que os clientes acumulam pontos a cada compra.
A pontuação pode ser convertida em descontos, brindes da marca ou produtos gratuitos. Um cartão de fidelidade incentiva os clientes a retornarem sempre e aumentarem o ticket médio.
Agora, é com você. Coloque nossas dicas em prática e veja sua receita aumentar mês a mês.
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