A presença da ferrugem em açougues é uma preocupação constante. Afinal, a oxidação não apenas prejudica a aparência e a durabilidade das ferramentas de trabalho, mas também pode ser um sinal de problemas maiores.
É claro que estamos falando de questões relacionadas à qualidade dos produtos, já que a oxidação compromete os sabores e texturas dos alimentos.
Além disso, não podemos esquecer que a ferrugem pode causar alergias e problemas respiratórios. Todo cuidado é pouco para que não se torne uma questão de saúde pública.
Se o açougue está constantemente exposto ao sal, água, umidade, líquidos, temperos e outros agentes oxidantes, como ficar longe da ferrugem? É isso que você vai descobrir aqui.
Você conhece os perigos da ferrugem em cozinhas industriais?
A ferrugem em cozinhas industriais é um problema sério que vai muito além de questões estéticas. Abaixo, conheça alguns deles.
Segurança alimentar
Quando equipamentos e utensílios do açougue começam a enferrujar, a contaminação dos alimentos se torna um risco real. Partículas de óxido de ferro podem se espalhar e contaminar carnes e outros produtos, causando insegurança alimentar.
Danos prematuros aos equipamentos e utensílios de cozinha
A ferrugem causa danos permanentes aos equipamentos, reduzindo a vida útil e aumentando os custos de manutenção e substituição.
Dificuldade na limpeza diária
Nas indústrias alimentícias, onde a limpeza é sempre uma urgência, a presença de ferrugem também indica falhas nas práticas de manutenção do ambiente, tornando o local mais difícil de manter limpo.
Condições de trabalho precárias e perigosas
Equipamentos enferrujados não apenas comprometem a qualidade dos alimentos, mas também criam um ambiente de trabalho perigoso.
A presença de ferrugem ainda indica uma falta de manutenção regular, expondo os trabalhadores a riscos adicionais.
Além disso, falhas inesperadas se tornam comuns, forçando paradas na produção e criando um ambiente de trabalho insalubre, ineficiente e pouco produtivo.
Multas da Vigilância Sanitária
A legislação exige que todos os utensílios e máquinas usados no processamento de alimentos sejam mantidos em condições adequadas e livres de contaminação e corrosão. Sendo assim, equipamentos enferrujados são considerados impróprios.
Além disso, a falta de conformidade com as normas prejudica a reputação do negócio e afeta a confiança dos consumidores.
Há ainda a questão de multas, sanções, penalidades trabalhistas e fechamento temporário ou definitivo do estabelecimento.
Dicas para evitar a formação de ferrugem no açougue
A limpeza continua sendo a melhor forma para ficar longe da ferrugem. No entanto, é preciso tomar cuidado. Conheça abaixo algumas boas práticas:
- Remova resíduos e umidade de equipamentos de trabalho após o uso;
- Seque completamente todas as superfícies e ferramentas após a limpeza;
- Mantenha as máquinas em locais secos e ventilados;
- Jamais guarde objetos sujos ou molhados em prateleiras e dispensas;
- Use óleos lubrificantes de grau alimentício
- Realize manutenção regular para eliminar qualquer sinal de corrosão;
- Cuidado para não arranhar superfícies, pois isso inicia o processo corrosivo;
No entanto, o cuidado mais importante é equipar o seu açougue com máquinas profissionais fabricadas em Aço Inox 304. Entenda a importância deste material para açougues abaixo.
Por que o Aço Inox 304 é o maior aliado do seu açougue?
Encontrar uma solução definitiva para a ferrugem é uma necessidade para casas de carnes. A boa notícia é que ela realmente existe: o Aço Inox 304.
Abaixo, entenda porque o material é o maior aliado em indústrias alimentícias.
Resistência à corrosão
O Aço Inox 304 é altamente resistente à corrosão, o que é uma grande vantagem em ambientes úmidos e com alta exposição a produtos oxidantes, como temperos, sal e líquidos.
Facilidade de Limpeza
A superfície lisa e não porosa do Inox 304 facilita a limpeza, assegurando que os equipamentos mantenham altos padrões de higiene e segurança alimentar.
Conformidade com normas sanitárias
Equipamentos em Aço Inox 304 têm conformidade com as exigências regulatórias, como possuir grau alimentício, isto é, podem entrar em contato direto com o alimento sem risco de contaminação cruzada.
Estética e imagem profissional
Para conquistar clientes e atrair parceiros comerciais confiáveis, o açougue precisa de uma reputação impecável. O Aço Inox proporciona um acabamento estético que comunica compromisso com a excelência.
Custo-Benefício
A durabilidade e baixa necessidade de manutenção das máquinas em Aço Inox 304 proporcionam economia a longo prazo.
Moedor B22 Inox-Design: o único que atende às normativas sanitárias
O moedor de lançamento da Inox-Design é o único B22 do mercado projetado para atender a todas as exigências sanitárias.
Fabricado em aço inox 304, desde estrutura até consumíveis, o B22 elimina completamente a ferrugem da sua cozinha industrial.
Seu design estratégico, sem cavidades, fendas, parafusos e pontos de atrito, ajudam a prevenir a formação da ferrugem. Além disso, as peças e acessórios do moedor são facilmente desmontáveis e laváveis, permitindo uma limpeza completa.
A máquina ainda é equipada com uma tomada industrial, garantindo segurança e padronização elétrica em ambientes de alta produção.
Para preservar a textura e sabor, o B22 utiliza discos e facas de inox temperado para evitar o esmagamento da carne. Assim, seu açougue pode processar 300 kg por hora sem correr o risco de comprometer a matéria-prima.
Conquiste mais consumidores com produtos de alta qualidade. Fale com nossos consultores de vendas e invista no melhor moedor de carnes disponível no mercado.